quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Eu e a lesma

Estava cá eu no quintal de minha casa, à luz de uma noite sem estrelas, com meu copo de nescau, meu gudang e um exemplar impresso de "Verônika Decide Morrer" quando me deparo com uma "coisa".
De ínicio pensei que fosse uma folha...ali tão imóvel entre as graminhas...Decidi então esconder a bituca do cigarro embaixo da suposta folha...foi aí que vi que se tratava de uma lesma. Até pensei "nossa o cigarro fez efeito mesmo, to vendo a folha andar..." mas era de fato um invertebrado. 
Não desisti, pequei a bituca e coloquei embaixo da lesma. Beleza... retormei a leitura...de repente a bituca reaparece! "Ora pensei que tinha matado a lesma queimada!" Mas que nada! tava longe...com seus movimentos minúsculos já tava à uma boa distância de onde a tinha visto na primeira vez...
Fiquei intrigada...começei a observar com mais curiosidade as lesmas... sim porque depois percebi que não havia só uma, mas três delas.
Lia um paragrafo de "Veronika" e dava uma olhada na lesma...e ela ia como diz o ditado: "com passos pequenos se vai longe" ou " um passo de cada vez" sei lá! Primeira lição da madrugada!
Acendi outro cigarro e percebi que a lesma ia em direção à outra...pensei: "será que elas vão se encontrar?" "Há vida amorosa entre as lesmas?" Mais a diante ainda havia outra! "Danada!! Se nada der certo com aquela ela parte pra outra!" Lição #2.
Na hora em que fui apagar o cigarro, pensei em colocar a bituca mais uma vez embaixo da lesma... mas ela sairia dali, deixando vestigios de que eu havia fumado. Decidi então enterrá-lo entre as graminhas, pelo o que eu sei elas não se mexem...
Ah! Havia umas minhoquinhas também...convivência harmoniosa entre tipos diferentes, mesmo sendo invertebrados...lição #3.
Concluí que as lesmas são quase imperceptíveis; discretas; exigindo assim um olhar mais apurado, para  perceber que elas se movem, e que mesmo a passos monótonos, e lentíssimos chegam aonde querem. Lição #4.
E por fim, sua aparência pode servir como uma espécie de proteção, quase sempre sendo confundidas com folhas ou algo inanimado, assim elas se camuflam, escapando de seus predadores. Lição #5.
A lesma me fez deixar de lado o livro de Paulo Coelho; e se ele aprendeu 5 coisas com o lápis, eu acabo de aprender 5 coisas com as lesmas.

2 comentários:

Renan Ramalho disse...

observação perspicaz. há, e deixar de lado o livro de paulo coelho sempre é uma boa hahahhah

Dom Henlix S-S disse...

Irei observar melhor as lesmas depois dessas lições, hehe.