domingo, 30 de agosto de 2009

PAZ




"A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde já não me enterro mais."
Gilberto Gil e João Donato




Hoje acordei cheia de paz. Nem alegre, nem triste, com paz. Neutra. Acordei limpa, como uma folha de papel. A paz tem aroma de um perfume suave, porém penetrante. Hoje tive o privilégio de sentir o que todo mundo pede : paz.
Quando comemorei meu aniversário, na hora do "parabéns", de apagar a velinha, esqueci de fazer um pedido... "Nossa, esqueci do meu pedido". Mas o meu desejo está tão evidente que já no dia seguinte me foi concedido. Pelo menos por hoje.
Queria que todo mundo sentisse o que eu senti.
Hoje, foi como se uma núvem branca tivesse passado em meio as cinzentas que andaram sobre minha vida. Também foi como uma divisória. Como uma borracha em um desenho feito à lápis 6B. Quem desenha com 6B não usa borracha, quando se erra, começa-se de novo. Se usa a borracha, o papel fica marcado. Daí tem que passar a borracha mais uma vez. É perigoso, o papel é frágil, pode rasgar... A paz também é frágil.
Só que nós só temos um papel por vez, então faz-se necessário o uso da borracha. Tendo a borracha certa e usando-a corretamente, o papel vai ficar quase todo limpo. A eficiência da borracha também depende da força aplicada ao lápis: um traço rápido e de leve é facilmente apagado. E assim vai, quanto mais forte o traço, mais borracha se usa.
Mas o que isso tem a ver com a paz? Hoje, meu papel tava limpinho de novo. Ele tá mais fragilizado, é verdade, mas é só tomar cuidado com o próximo traço. Além disso, a borracha que vem sendo usada é muito boa, de qualidade. E ainda posso desenhar nas bordas, onde não precisei apagar. Meu desenho não para. A borracha apaga, mas te dá a chance de desenhar mais uma vez, quem sabe até melhor. Por isso que é bom ter borrachas...Te dão a sensação de limpeza, levando as "sujeiras" embora, assim como uma núvem branca que surge num céu nublado . Sinto que a partir da núvem de hoje, outras começarão a vir com mais frequência. Até que, juntas, formarão um desenho de um dia absolutamente ensolarado.





Nenhum comentário: