domingo, 23 de agosto de 2009

JEJUM


"Teria mesmo chegado ao ponto de dizer nutro? Teria, teria sim, teria dito nutro e relacionamento e rompimento e afeto, teria dito também estima e consideração e mais alto apreço e toda essa merda educada que as pessoas costumam dizer para colorir a indiferença quando o coração ficou inteiramente gelado.

Caio F. Abreu


Estou de jejum. Isso mesmo, de jejum. Mas não esse jejum que obviamente você está pensando; não é o Yom Kipur ( considerado o dia do perdão; os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.)mas a minha intenção não é purificar o espírito e sim a mente. Estou de jejum de carne...carne humana.
Esse jejum é um outro tipo de "conduta" que venho tendo até mesmo sem perceber, que estava disfarçada sob o véu da "mulher forte", da pessoa que consiguiu extrair a parte boa das coisas ruins, que tirou lições das situações pelas quais passou. Mas os véus caem...Não que eu tenha sido desmascarada por alguém, não que eu tenha sido falsa, não, não é nada disso. Como falei é só uma conduta que vinha tendo e que agora resolvi colocar nome.Também posso compará-la ao Sabbat, da tradição judaica.*

"É preciso ir contra a carne. Afrontá-la."

Quando se está de jejum, o corpo primeiro reclama, depois se acostuma.É como se você não sentisse mais a necessidade de comer. Na primeira vez que você faz, pode ter reações: ficar tonta, sem forças...Mas depois que o jejum vira uma prática, mais uma vez, o corpo se acostuma e você o faz sem aquela pressa para voltar a comer e se conscientiza cada vez mais da importância em fazê-lo.

"Porventura, não é este o jejum que escolhi? Que solte as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"

Isaías 58.6,7


A diferença em ter percebido tal conduta é que resolvi continuar com ela, e a encaro agora como um ato voluntário, como um jejum . Tenho que passar por isso para poder me "purificar". O que acontece quando uma pessoa é purificada? Creio eu que essa pessoa, além de se sentir mais leve, melhor, fique aberta à experiências novas, experiências agora condizentes ao seu estado, ao seu nível, porque ser purificado significa esquecer as mágoas, perdoar, estar limpo, renovado.
Mas antes da recompensa, há o jejum: deixo a carne lá, no freezer, não me dou o trabalho de descongelá-la, cozinhá-la (ou assá-la, fritá-la, como preferir) agora. Faço o jejum antes, para que depois, quando eu for comer, eu prefira peixe à carne vermelha.



*O Sábado em hebraico diz-se sabbat, que quer dizer “descanso”. Este constitui um dos elementos fundamentais da tradição judaica. O Sábado é o sétimo dia que é o dia de descanso. Este dia recorda dois grandes momentos da história do povo judaico, são eles: o descanso de Jahvé depois de terminar a sua obra da salvação e a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito . De acordo com a tradição judaica, a ordem de um dia de descanso foi ordenado por Deus e institui um dos mandamentos do Decálogo.

Nenhum comentário: