quarta-feira, 9 de maio de 2012

Até que enfim aprendi que...

As melhores coisas da vida são os familiares, os amigos e os sofrimentos.
Os três itens se relacionam: família que também é amiga; amigo que se torna família; e  o que seríamos de nós nos momentos em que sofremos sem nossa família e amigos?
Muitos podem concordar que são maravilhosos os dois primeiros itens. Mas eis a razão pela qual eu listei o sofrimento como uma das maravilhas de se viver:
O sofrimento, antes de tudo, não se deveria chamar assim: de agora em diante o chamarei de "aprendizado", ou de qualquer outro nome.
Quando nos ocorre um "aprendizado", as pessoas que nos amam e que estão ao nosso redor são chamadas para nos acudir, dando o melhor que nelas existem. Quando vemos alguém "aprendendo" nos empenhamos em   fazê-lo entender o porquê daquilo e nos damos ao máximo. Queremos e nos esforçamos para que esse alguém   passe por aquele "aprendizado" com êxito para que possa vir os próximos.
Contudo, devo dizer que nada adianta ter ótimos amigos e familiares se você não aprender a "aprender".
Na primeira vez que "aprendemos", parece que o mundo vai acabar, não é mesmo? E a partir daí, nas outras vezes que nos surgem essas lições nos damos conta que estamos adquirindo experiência.
Mas só a experiência não basta, e não nos livra de "aprender mais", pois o mais importante é descobrir onde estamos errando, para ao menos as lições posteriores serem diferentes.
Quando você finalmente entende isso, aqueles dois primeiros itens da lista saem ganhando; você sai ganhando (pois tem a oportunidade de passar adiante o que aprendeu). Todos se tornam pessoas mais felizes. E amar é querer a felicidade do outro!
Chego a conclusão de que "aprendizados" são importantíssimos em nossas vidas e que também não devemos temer aquilo que no final vai nos tornar seres humanos melhores.
A tarefa de encarar o hggfyrghjwijj como aprendizado (eu disse que não ia mais usar aquela palavra!) não é fácil, mas é totalmente possível quando se tem familiares e amigos maravilhosos.


E eu dedico este texto a minha amiga "magavilhoosa" Carol, que de tanto "empurrar" essas palavras de conselho, conseguiu quebrar a minha cabeça dura!



PS: Até que enfim voltei a escrever! \o/

Um comentário:

Carol Loureiro disse...

fiquei feliz, lisongeada e... EMOCIONADÍSSIMAAAA com a dedicatória!
já tava a chorar no meio do texto, de tão bonito que ficou
parabéns, amiga!
:**